Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de dezembro, 2016

ÚLTIMO DIA DE 2016

Este ano que termina vai embora com a mágoa de muitas, mas muitas pessoas, inclusive minhas, mas por questão de equilíbrio, também tenho que dizer que foi o ano de uma conscientização acima do comum. Quanto alívio sinto em não alimentar mais qualquer ilusão a respeito da condição humana. Não somos "bonzinhos", apenas, TEMOS INTERESSES; não somos "mauzinhos", apenas, TEMOS INTERESSES. Ter consciência disso é LIBERTADOR. Posso escolher não julgar mais nada, nem ninguém. Posso escolher aceitar tudo e todos COMO SÃO, e ainda me sobra o direito de continuar apreendendo e ensinando. 2016 está  registrado na história como um ano EXTREMAMENTE DIFÍCIL, e justamente por isso VAI FICAR NA MEMÓRIA de todos nós por longos anos.

Igreja da Candelária e símbolo do Museu do Amanhã, Rio

NATAL e final do ano de 2016

Quanta coisa nova eu apreendi este ano. Sentimentos que estavam no "arquivo morto", como por exemplo, o medo com o futuro deste País. Meus primeiros 25 anos de vida eu vivi sob o efeito de um sistema ditatorial. Ter opinião e manifestá-la era algo que dependia de uma análise prévia. Havia uma sensação parecida com a que os zumbis retratam nos filmes. Você estava vivo, mas artificialmente, afinal, tudo era regulado, medido, controlado. Nos outros 25 anos de minha vida eu experimentei o vento suave da liberdade, da democracia - mesmo que ainda fosse necessário muito treino. Veio uma virada na página da história com a Constituição Federal de 1988 - que eu somente absorvi inteiramente lá pelos idos de 2010 [acredite!] e então estávamos sob o comando de um governo popular. Era o mais amplo exercício de democracia que até então eu havia vivido. Eis que por forças conspiratórias veio o impeachment [espero que os personagens que fizeram isso um dia se arrependam]. Mas eis que entã...

A MONARQUIA NÃO DEIXOU O BRASIL

A monarquia NÃO deixou o Brasil. Ela está ainda nos PALÁCIOS DE JUSTIÇA, nos PALÁCIOS DE GOVERNO, nos PALÁCIOS LEGISLATIVOS.  E nós, súditos e escravos. Como tal, lambemos o chão para a monarquia passar e servimos como escravos. É isso que estamos fazendo ... é isso que estamos vivendo desde 1500 ..... Não adiantou a Proclamação da República pois na natureza dessa nação são essas três condições que até hoje vivemos: MONARCAS, súditos e escravos. Essa nação de escravos, súditos e monarcas NÃO DEIXA O BRASIL CRESCER, não o liberta, não o deixa evoluir. A Constituição Federal de 1988, que eu tanto festejo apenas GARANTIU ISSO, ou seja, a condição de cada um de nós. O resto é esforço ... e em vão.