Vivi uma parte da minha vida cuidando de um abrigo de crianças e a partir do momento em que as circunstâncias me colocaram na cadeira de presidente da instituição [Casa da Criança] e também a partir do momento em que o Kevin mostrou para mim que o que lhe importava mesmo era a Mãe dele, mesmo que ela estivesse "acabada" pelo crack, pela miséria, pela pobreza - passei a defender à exaustão o DIREITO daquela criança [e de todas] a voltar para sua família biológica. Eu exagerei na minha defesa, confesso, e foi ali que errei, mas não obstante minha falha, fato é que eu não estava errada.
Sem saber eu já praticava - com verdade - os ensinamentos sistêmicos trazidos pelos estudos realizados por Bert Hellinger, vejamos:
Adoção na visão das Leis Sistêmicas:
Para que um processo de adoção seja bem sucedido, é necessário que os pais adotivos tenham sempre em mente que:
Para que um processo de adoção seja bem sucedido, é necessário que os pais adotivos tenham sempre em mente que:
👪 A criança adotada possui pais biológicos, que sempre serão seus verdadeiros pais.
👪 Deve-se manter o respeito pela família de origem da criança adotada, e respeitar a história de cada membro pertencente a ela.
👪 Pais adotivos são apenas os cuidadores da criança, diante da impossibilidade da mesma ser cuidada por seus pais de origem.
👪 Tanto quando respeitar a história da família de origem da criança, deve-se ensinar a mesma a honrar e respeitar sua história e a história de seus pais biológicos.
👪 Deve-se agradecer sempre aos pais dessa criança pela oportunidade de cuidar dessa vida pelo tempo que for necessário para ela.
Como lamento que esse aprendizado teve que gerar tantas dores, tantos custos.
Comentários
Postar um comentário