Assistindo hoje uma AULA da Professora Dra. Inaê Lopes dos Santos [Curso de Introdução a Política - IREE], via internet sob o título Democracia e República são como arroz e feijão no Brasil, entendi, finalmente o POR QUÊ dessa "praga" que é o racismo ao Povo negro e mestiço em nosso DNA e em nossa história.
Com o devido pedido de desculpas por minha limitação cultural e intelectual a respeito do tema, compreendi que há pelo menos 131 anos, ou seja, desde a proclamação da República, somos alimentados pela ideia de que o negro e o mestiço são inferiores. A tal ponto chegou essa ideia que transformou-se em um política de Estado no mandato do Presidente Hermes da Fonseca, defendida no Congresso Universal das Raças, em Londres [1911] pelo representante brasileiro, o Antropólogo João Batista de Lacerda, autor da Tese do Embranquecimento. Por essa tese, defendia que a miscigenação "permitiria que em 100 anos [ou seja, em 2012], a quantidade de negros no Povo Brasileiro corresponderia a "0%"".
Estamos, assim, ao longo de todos esses anos - dos quais excluo aqueles que mancharam a história deste País com o tráfico - sendo alimentados, direta ou indiretamente, sutil ou ostensivamente, pela ideia de que o branco é a raça superior e o negro e o mestiço, a raça inferior e como tal "deve ser eliminada".
Não tenho dúvida de que isso fomentou não somente o racismo, mas especialmente a violência.
A tal famigerada "tese do embranquecimento" deu errado. Em 2014, segundo estatísticas, mais da metade do povo brasileiro era negro/mestiço [Segundo o IBGE, os negros (pretos e pardos) eram a maioria da população brasileira em 2014, representando 53,6% da população. Os brasileiros que se declaravam brancos eram 45,5%.... - Veja mais em https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2015/12/04/negros-representam-54-da-populacao-do-pais-mas-sao-so-17-dos-mais-ricos.htm?cmpid=copiaecola].
Não sei se isso é um fator de agravamento dessa tese, mas o que importa, mesmo, é que há uma ORIENTAÇÃO subliminar, enrustida em todos os ambientes que alimenta e motiva o racismo contra o Povo negro e mestiço.
SOMENTE DOSES MACIÇAS DE CONHECIMENTO E CULTURA SERÃO CAPAZES DE MUDAR ESSE CENÁRIO, e isso deveria ser tratado nas escolas, para toda e qualquer criança DESDE TENRA IDADE.
Como sabemos que isso NÃO ESTÁ SENDO FEITO, seguiremos escrevendo nossa história com relatos aos milhares, da violência daqueles que SE ACREDITAM MELHORES contra aqueles que consideram inferiores.
Com o devido pedido de desculpas por minha limitação cultural e intelectual a respeito do tema, compreendi que há pelo menos 131 anos, ou seja, desde a proclamação da República, somos alimentados pela ideia de que o negro e o mestiço são inferiores. A tal ponto chegou essa ideia que transformou-se em um política de Estado no mandato do Presidente Hermes da Fonseca, defendida no Congresso Universal das Raças, em Londres [1911] pelo representante brasileiro, o Antropólogo João Batista de Lacerda, autor da Tese do Embranquecimento. Por essa tese, defendia que a miscigenação "permitiria que em 100 anos [ou seja, em 2012], a quantidade de negros no Povo Brasileiro corresponderia a "0%"".
Estamos, assim, ao longo de todos esses anos - dos quais excluo aqueles que mancharam a história deste País com o tráfico - sendo alimentados, direta ou indiretamente, sutil ou ostensivamente, pela ideia de que o branco é a raça superior e o negro e o mestiço, a raça inferior e como tal "deve ser eliminada".
Não tenho dúvida de que isso fomentou não somente o racismo, mas especialmente a violência.
A tal famigerada "tese do embranquecimento" deu errado. Em 2014, segundo estatísticas, mais da metade do povo brasileiro era negro/mestiço [Segundo o IBGE, os negros (pretos e pardos) eram a maioria da população brasileira em 2014, representando 53,6% da população. Os brasileiros que se declaravam brancos eram 45,5%.... - Veja mais em https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2015/12/04/negros-representam-54-da-populacao-do-pais-mas-sao-so-17-dos-mais-ricos.htm?cmpid=copiaecola].
Não sei se isso é um fator de agravamento dessa tese, mas o que importa, mesmo, é que há uma ORIENTAÇÃO subliminar, enrustida em todos os ambientes que alimenta e motiva o racismo contra o Povo negro e mestiço.
SOMENTE DOSES MACIÇAS DE CONHECIMENTO E CULTURA SERÃO CAPAZES DE MUDAR ESSE CENÁRIO, e isso deveria ser tratado nas escolas, para toda e qualquer criança DESDE TENRA IDADE.
Como sabemos que isso NÃO ESTÁ SENDO FEITO, seguiremos escrevendo nossa história com relatos aos milhares, da violência daqueles que SE ACREDITAM MELHORES contra aqueles que consideram inferiores.
Gostei demais de sua fala a respeito do racismo. Penso que a convivência com a diversidade é o que embeleza o mundo... negros, brancos, amarelos, vermelhos mesclado-se...quanto mais colorido melhor...isso pode nos afastar de vez da desgraça sem fundamento que é o racismo.
ResponderExcluir